Autonomia do Banco Central será debatida nesta sexta-feira (16)

Publicado em 16/04/2021 09:15

Autonomia do Banco Central será debatida nesta sexta-feira (16)

Será nesta sexta-feira (16) o último debate da semana dos bancos públicos, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). O tema será a autonomia do Banco Central, com a participação da presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), que coordena os debates sobre a reforma do sistema financeiro em seu partido, do Economista Sergio Mendonça, e do presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

O debate sobre o Banco Central levanta questões de interesse de toda a população, de acordo com a presidente da Contraf-CUT, Juvandia Moreira. ” A questão da autonomia é: autonomia em relação a quem? O Banco Central tem autonomia em relação ao governo, porém, não tem autonomia em relação ao mercado financeiro. O banco fica vinculado porque as pessoas que estão na direção do BC são totalmente vinculadas a esses interesses do mercado. Quando saem do Banco Central, vão para a direção de empresas, depois de uma quarentena muito pequena. Por isso, a gente precisa colocar o Banco Central a serviço dos interesses da população brasileira. O BC tem que buscar não só a estabilidade da moeda, mas também o emprego”, afirmou Juvandia Moreira.

O objetivo da série de debates é informar e instrumentalizar os dirigentes sindicais na defesa dos bancos públicos. A discussão, no entanto, é aberta a todos que queiram conhecer o ponto de vista dos bancários sobre os balanços dos bancos públicos. Na terça-feira (13) o debate foi sobre os balanços do Bando do Nordeste do Brasil (BNB) e do Banco da Amazônia (Basa). Na quarta-feira (14), a discussão foi sobre o balanço da Caixa Econômica Federal e na quinta-feira (15), o debate foi em torno do balanço do bando do Brasil.

Serviço

Dia 16 de abril, sexta-feira, às 19 horas

Debate sobre a autonomia do Banco Central

Youtube e Facebook da Fenae

Mediadora:

Lis Jannuzzi Weingartner – Jornalista da Fenae – Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal

Convidados:

Pedro Uczai – Deputado Federal PT SC

Juvandia Moreira Leite – Presidenta da Contraf-CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro

Sergio Hiroshi Takemoto – Presidente da Fenae – Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal

Sergio Mendonça – Economista e diretor do Reconta Aí

Fonte: Contraf-CUT