Fetec-CUT/CN apoia a Chapa 1 na eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa

Publicado em 09/01/2020 10:46

Fetec-CUT/CN apoia a Chapa 1 na eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa

Eleição vai de 3 a 7 de fevereiro. A Chapa 1 é composta por defensores dos empregados com histórico de contribuição ao esforço das entidades associativas e sindicais pelo equilíbrio e sustentabilidade do Saúde Caixa

Os empregados da Caixa vão às urnas entre os dias 3 e 7 de fevereiro para eleger o Conselho de Usuários do Saúde Caixa. Três chapas disputam a eleição. A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), a exemplo da Contraf-CUT e da maioria dos sindicatos, apoia a Chapa 1 – Movimento pela Saúde, que tem entre os candidatos a secretária-geral do Sindicato de Brasília, Fabiana Uehara Proscholdt.

“Apoiamos a Chapa 1 porque é composta por companheiros e companheiras com longo história de lutas em defesa da saúde e dos direitos dos empregados da Caixa”, afirma Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT/CN.

“Num cenário de perda de direito pela qual passa a classe trabalhadora, onde nós empregados da Caixa somos surpreendidos constantemente com notícias desagradáveis quanto ao nosso plano de saúde, ter no Conselho de Usuários um grupo qualificado e comprometido com nossa luta, nos deixa mais tranquilos. Por isso apoio a Chapa 1 Movimento Pela Saúde, por entender que é o grupo que melhor nos representará, em meio a essa disputa com a direção da Caixa”, acrescenta Antônio Abdan, representante da Fetec-CUT/CN na Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa.

O processo eleitoral é coordenado por uma Comissão Eleitoral composta por três representantes da Caixa e três representantes dos empregados. Pelo calendário eleitoral estabelecido pela comissão, a decisão sobre impugnações e a divulgação das chapas habilitadas acontecerão no dia 17 de janeiro, o que não impede as chapas inscritas de já iniciarem suas campanhas.

O prazo para o encaminhamento de pedido de impugnação de chapas à Comissão Eleitoral se encerrou na última sexta-feira, (3). A comissão se manifestará sobre eventuais pedidos de impugnação no dia 10 de janeiro. As chapas impugnadas terão até o dia 14 para apresentar recurso.

O Conselho de Usuários

O Conselho de Usuários foi criado em 2003 como instrumento de maior transparência e possibilidade de acompanhamento da gestão financeira e administrativa do plano de saúde dos empregados da Caixa.

O fórum possui caráter consultivo e é composto de forma paritária por cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. O mandato é de 36 meses.

A criação e composição paritária do conselho foi uma conquista da luta coletiva dos empregados da Caixa, por meio de suas entidades associativas e sindicais.

De acordo com norma prevista em estatuto, as reuniões do Conselho de Usuários acontecem a cada três meses, com duração de 7 horas.

Conheça a Chapa 1

A Chapa 1 – Movimento pela Saúde tem a seguinte composição:

Titulares

Marilde Perin Zarpellon (Aposentada)
Marcia Boiczuk Lacerda Krambeck (Aposentada)
Fabiana Uehara Proscholdt (Em atividade)
Zuleida Martins Rosa (Aposentada)
Edmar Martins André (Em atividade)

Suplentes

Ana Lucia Fontes de Farias Brito Soares (Aposentada)
Francisco Carlos Pugliesi (Em atividade)
Adeir José da Silva (aposentado)
Marcio Rogério Troya (Em atividade)
Claudio José Teixeira Cerqueira (Em atividade)

Fonte: Fetec-CUT/CN, com Contraf-CUT e Seeb Brasília